SIBEC: Sistema de Benefícios ao Cidadão

Sistema de Benefícios do Cidadão, mais conhecido como SIBEC Bolsa Família é um sistema online desenvolvido pela Caixa Econômica Federal com o objetivo de auxiliar pessoas de baixa renda através de diversos programas, sendo o Bolsa Família o mais conhecido entre eles.

Se você tem interesse pelo tema e quer entender melhor como o SIBEC funciona, continue lendo que iremos esclarecer suas dúvidas.

sibec

Como Funciona o SIBEC

O programa online auxilia que as pessoas possam ter acesso a informações sobre benefícios e programas sociais de forma fácil e rápida, sem depender do atendimento de um funcionário.

Para utilizar o programa e fazer consultas sobre os benefícios, o usuário deverá ter em mãos o NIS e a sua senha pessoal.

O NIS é o Número de Inscrição Social que você irá encontrar no cartão da sua inscrição do benefício, mas também é possível encontrar o NIS na sua carteira de trabalho. De posse desse número você poderá acessar o site do SIBEC para verificar seu benefício.

No primeiro acesso você deverá cadastrar uma senha que será usada em todos os demais acessos, é importante entender que essa não é necessariamente a sua senha do cartão do Bolsa Família.

Você poderá cadastrar a senha de acesso seguindo o passo a passo do site, que é bastante informativo e tranquilo de acompanhar.

Consulta Pública

Algo interessante e que poucas pessoas sabem é que o SIBEC também permite a consulta pública aos dados sobre gastos públicos com relação a programas sociais.

Assim, a população tem como cobrar de seus representantes algumas atitudes em prol da sociedade, estando bem informada e acompanhando os investimentos públicos que estão sendo feitos em seu município.

A consulta pública também é uma forma eficiente de evitar fraudes nos programas sociais, garantindo que toda a população tenha acesso a dados transparentes sobre quem são os beneficiários dos programas sociais.

Assim, se pode ter certeza de que as pessoas que realmente precisam estão recebendo a ajuda governamental que é direito delas.

Vantagens do SIBEC

O programa auxilia muito a vida de quem tem acesso a internet e deseja realizar consultas sobre valores dos seus benefícios para que a verba possa ser utilizada da melhor maneira pela família, com planejamento financeiro.

Além disso, o acesso fácil a internet é uma ferramenta útil para que a pessoa não necessite se deslocar até uma agência lotada, pegar ficha de atendimento e assim, perder o dia na agência tentando obter informações importantes sobre seu benefício.

No entanto, se você não tem acesso a internet, a consulta presencial pode e deve ser feita sempre que você possuir alguma dúvida, é preciso se deslocar até uma agência da Caixa Econômica Federal e manter contato com os funcionários que são capacitados para te atender.

Assim, seu benefício será entregue no valor correto para te ajudar a suprir as necessidades da sua família.

É importante que todo usuário saiba que através do SIBEC só se pode consultar dados, sem atualizá-los ou alterar qualquer informação, por isso, caso na consulta você perceba algum dado que não é coerente, é importante que você entre em contato com a Caixa para realizar as alterações.

Lembre-se que os dados verídicos são essenciais para a manutenção dos seus benefícios, por isso, manter tudo sempre atualizado é de extrema importância para que você mantenha o recebimento conforme deve.

Esperamos que as suas dúvidas sobre o SIBEC tenham sido esclarecidas! E caso você esteja com alguma dificuldade no uso do site, vale a pena dar uma conferida no manual que o Governo Federal deixa disponível para que o usuário saiba como usar o SIBEC sem erros.