ID jovem 2.0: Guia completo para você adquirir o seu!

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento fornecido pela Secretaria Nacional da Juventude. Ele possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos. Isso lhe assegura, 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral.

Além de vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. São reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo. Seja ele, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​.

Esse artigo lhe dará todas as informações necessárias para o ID jovem, vale a pena conferir!

Quem tem direito?

Não é necessário que o jovem seja estudante para usufruir do benefício. Mas alguns pré-requisitos básicos precisam ser seguidos para que seja beneficiário do ID jovem. O cidadão precisa:

  • Ter entre 15 e 29 anos;
  • Estar cadastrado no Cadastro Único;
  • Estar com os dados do Cadastro Único atualizados;
  • Ter renda familiar de até 2 salários mínimos;
  • Ter o número do NIS, em mãos.

Como obter o ID jovem?

Para fazer seu ID jovem, é muito simples, você só precisa acessar AQUI!. Já abrirá direto no formulário obrigatório. Para preenche-lo, será preciso o nome completo da mãe, uma foto com resolução mediana, dados de contato e o número NIS.

O indivíduo que não sabe o seu NIS pode perguntá-lo em alguma agência da Caixa Econômica Federal. Porém, o próprio site do ID Jovem tem um link em azul para se fazer essa consulta: ele se chama Consulta Cidadão e reporta o Número de Identificação Social por intermédio de alguns dados pessoais.

Você também pode optar por um cartão digital. Os usuários do Identidade Jovem têm um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente, de qualquer loja operacional. Agora, é só completar com seus dados e seu NIS e gerar seu cartão virtual.

Assim suas compras de transporte público ou então de entradas de eventos serão adquiridas. A segurança contra fraudes é bastante alta porque é utilizado o QRCode: em cada cartão ID Jovem então nenhuma pessoa má intencionada pode retirar ingressos de terceiros e coisas semelhantes.

Gratuidade no ENEM

Um dos benefícios garantidos pela ID Jovem é a gratuidade nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Jovens de famílias carentes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo têm direito à isenção no Enem.

Você precisará informar, apenas, o Número de Identificação Social (NIS) no momento de preencher a ficha de inscrição. Essa gratuidade também é estendida a todos os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio em escolas da rede pública, desde que preencham a inscrição de maneira correta.

Principais Dúvidas

Embora acima separamos as principais dúvidas em relação ao ID jovem, algumas pessoas ainda possuem certas dúvidas bem recorrentes em relação a ele. Por isso, abaixo separamos as principais para te auxiliar. Veja:

O que ocorre se acabar o limite de passagens com desconto ou gratuitas para viagem?

Se ambas se esgotarem, o recomendável é aguardar o próximo transporte ou adquirir pelo valor tradicional.

A passagem pode ser adquirida via internet?

A obrigatoriedade para o benefício é apenas via bilheteria no guichê tradicional, nenhuma empresa está obrigada a oferecer o desconto ou gratuidade via internet.

Com o ID Jovem não existirá mais carteira de estudante?

Uma coisa não desvalida a outra, pois para o benefício de estudante as regras são outras, bastando ser apenas estudante. Já para o Identidade Jovem não é necessário estar estudando e existem outras regras como idade e renda familiar.

Existe alguma regra para embarque no transporte interestadual?

Sim, é necessário se apresentar ao local de embarque com no mínimo 30 minutos de antecedência com seu ID Jovem e documento oficial com foto em mãos.

Por quanto tempo o ID Jovem é válido?

A cada 30 dias você deve renovar seu Identidade Jovem, seja pelo aplicativo ou via internet. Se optar pela opção impressa, não esqueça de imprimir novamente após a renovação.

O que você achou sobre os benefícios e sobre o ID Jovem? Deixe-nos um comentário com dúvidas, sugestões ou experiências para que possamos ajudar um número maior de pessoas a ter conhecimento desse benefício.