Civilização Grega: períodos, religião e cultura

A Grécia surgiu quando os indo-europeus que saíram do norte das planícies eurasianas e encontraram a Grécia, então decidiram se estabelecer lá, porém para isso precisaram enfrentar os Pelágios que eram os habitantes da região e assim os dominaram.

Porém o solo nessa região era montanhoso e por isso impróprio para o cultivo e atividades agrícola, o que cooperou para o desenvolvimento de atividades marítimas e esta se tornou a principal atividade econômica do país.

Este fato foi o fator que influenciou o surgimento de cidades-estados independentes que podiam ser ilhas ou povoados mais afastados uns dos outros. A história da Civilização Grega Antiga é dividida em 4 fases:

civilizacao grega

Civilização Grega: Período Homérico

Subdividido em período Pré-homérico e período Homérico, esta fase e considerada por muitos historiadores como a base para as principais cidades gregas, o primeiro se compreendeu entre 2000 a 1100 a.C.

E as civilizações prevalentes eram a Micênica e a Minoica, banhadas pelo Mar Egeu; já no período homérico que compreendeu os anos de 1100 a.C.

Até 800 a.C., a característica principal era a divisão do povo em genos, que eram grandes grupos familiares que possuam um descendente em comum.

Os patriarcas eram os chefes de cada geno e detinham o poder político e jurídico, principalmente, daí surgiram as classes sociais e as propriedades privadas, pois muitas pessoas passaram a reivindicar porções maiores de terra ou privilégios a mais nas terras que antes eram coletivas.

Civilização Grega: Período Arcaico

Vai desde o ano de 800 a.C. até o ano de 500 a.C. e compreende o período onde passaram a existir junções entre genos a fim de atingir interesses em comum, essas uniões resultaram na criação da polis, cidades-estados como Atenas e Esparta.

Considera-se que este período foi onde iniciou-se a organização política da Grécia. Neste período também houve a expansão da Grécia em forma de colônias na costa dos mares Mediterrâneo, Negro e Egeu.

Civilização Grega: Período Clássico

Começando nos anos 500 a.C., este foi o período de auge da Grécia, pois foi quando se desenvolveu o pensamento filosófico de Sócrates, Platão e Aristóteles e do teatro que gerou grandes dramaturgos.

Além disso esse período foi marcado por duas grandes guerras: A Guerra Médicas contra os Persas, além da rivalidade entre Atenas e Esparta que gerou as Guerras do Peloponeso.

Civilização Grega: Período Helenístico

As Guerras do Peloponeso tiveram fim em 338 a.C. resultando do domínio da Macedônia sobre os gregos que futuramente viria a se tornar o império de Alexandre, O Grande.

Ele foi responsável pelo fim das guerras contra a Pérsia e o domínio desse povo, sua política expansionista ainda perpetuou para diversas outras regiões.

Religião e Cultura

A principal divindade Grega era Zeus, o povo grego era politeísta e acreditava que seus deuses eram semelhantes aos humanos e possuíam relações com mulheres e isto gerou os semi-deuses, heróis da mitologia grega tão conhecida na atualidade.

Além disso os gregos tiveram muita importância na ciência, filosofia e artes, a influência da cultura Grega se estende até os dias atuais.

Fonte: historiageral.org